segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pagando micos no aeroporto

Dizem que tem países onde a imigração é mais tranquila, que você passa sem ser questionado. Infelizmente eu não tive essa sorte nas duas últimas viagens internacionais.
Na verdade eu não tive problemas na imigração e sim depois dela.

Europa - Amsterdam
Quando fui a Amsterdam, no ano passado, meu voo chegou via Lisboa/Portugal. Eu passei pela imigração lá, tranquilo, sem problemas. Achei que já tinha passado por tudo. Peguei o avião rumo a Amsterdã tranquilinha. Chegando lá fui direto para a esteira retirar a minha bagagem. Na saída do desembarque, um oficial enooooorme (tipo armário mesmo, 4X4) olhava os passaportes de quem passava e encaminhava cada um para uma porta diferente. Na minha vez o brutamontes resolver me acompanhar. Gelei! Eu não entendia nada do que o cara falava. Uma mistura de grego + alemão + inglês, eu suava frio. Ele percebeu que eu estava nervosa e começou a falar beeemmm devagar. Dai eu entendi o básico:
- Where are you from?
Dai eu lembrei que tinha feito um roteiro, em inglês, do meu itinerário (com nome completo, passaporte, hotéis). Um resumo com todos os meus passos na Europa, dia por dia. Enquanto ele lia, ia me perguntando, pra ver se as informações batiam.
Depois ele passou a minha mala pelo Raio X e pronto, eu estava liberada:
- Enjoy your trip, have a nice day, sweetie! 
Sim, ele terminou a frase assim e eu saí de lá rindo. Um misto de nervoso com "graças a Deus".

Estados Unidos - Miami 
Eu estava muito nervosa com a história de passar pela imigração nos EUA. Sei lá, paranóia mesmo. Vai que os caras, simplesmente, não vão com a minha cara e me deportam!
A fila estava enorme e foram alguns minutos de apreensão.
O cara/guarda da cabine foi um querido. Fez perguntas simples, sempre sorrindo e brincando. Foi até divertido. Estava com um casal de amigos e eles estavam me esperando na saída da imigração.
Na sequência, tínhamos que passar por uma nova checagem de passaportes e eu fui a premiada para a revista de bagagem. Bingo!!
Por sorte, dessa vez, eu estava um pouco mais treinada no inglês e não me apertei tanto. O guarda foi muito legal e teve paciência de sobra para repetir as perguntas.
Enfim, depois de 40 minutos em uma sala, de ter a mala toda revirada eu fui liberada, para o alívio dos meus amigos que não faziam ideia da onde eu estava. Eles foram na frente e não viram que eu entrei em outra sala, imagina o desespero!

Bom, eu diria pra você, que vai viajar sozinha, a seguinte frase:
- Relaxa!
Se você não está levando nada ilegal, tem o seguro obrigatório, o dinheiro mínimo exigido, cartão de crédito internacional, reserva em hotel e a passagem de retorno, relaxa!
Eles podem te fazer algumas perguntas mas depois vão te liberar.

Em algum lugar sobre o Atlântico


- Enjoy your trip, sweetie!


Nenhum comentário:

Postar um comentário