quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A arte de escolher um hotel e não cair em ciladas

Como escolher um hotel em um país longe, que você não conhece, não sabe os melhores ou piores bairros?
Bom eu também tinha essas dúvidas e mais uma vez eu digo: Pesquise!
Para encontrar os hotéis eu parto sempre de alguma localização. Procuro saber como é o sistema de transportes do lugar e procuro hotéis próximos. Em Paris busquei hotéis que ficassem a poucos metros das entradas do metrô. Em Amsterdam, procurei um hotel próximo a uma parada do Tram (bonde elétrico).
Pesquise em blogs de viagem sobre a melhor localização para se hospedar na cidade. Só depois de ter essas informações é que você deve começar a procurar o hotel perfeito.
Eu começo a pesquisa pelo site da Booking.com (não é jabá). Ali você pode filtrar os resultados e tem até um mapa com a localização dos hotéis. Olhe tudo e separe os que você mais gostou.
Eu ainda pego o endereço do hotel e coloco no Street View do Google. Sim, eu adoro visualizar o hotel e, principalmente as redondezas. Assim você pode ver se tem farmácia, metrô, parada de ônibus, mercado por perto... enfim, é ótimo para ver se as fotos no site correspondem ao que você está vendo.
Não esqueça de ver de quando é aquela imagem do google, no rodapé do mapa aparece a data. Acredite em mim, essa fuçada no Street View vale muito a pena. Já cancelei hospedagem depois de ver que a redondeza era um verdadeiro pulgueiro!
Outra dica, também muito valiosa, leia os comentários das pessoas. Eu ainda pesquiso o hotel no site TripAdvisor, pra ler mais comentários.
Ok, tá achando que vai dar muito trabalho escolher o hotel? Sim, dá! Mas planejar a viagem e no final dar tudo absolutamente certo, não tem preço.
Se não quer trabalho, vá direto a uma agência de viagens. Mas se for fazer por conta própria pesquise e não deixe nenhum detalhe de fora.

Hotel escolhido e agora?
Confira quem oferece o melhor preço!
Pesquise no site do hotel, na Decolar e na Booking. Não tem receita. Já reservei hotel das três maneiras.
Na booking, geralmente, o pagamento é feito no hotel, no momento do check out. Mesmo assim, você precisa de um cartão de crédito para fazer a pré-reserva.
Eis a vantagem que vejo em fazer a reserva pelo site da decolar. Ali você paga o hotel antes, pode, inclusive, parcelar. Isso facilita muito e eu prefiro. Assim, no dia da viagem, já está tudo pago.
Outra maneira, já que a diferença entre os dois sites as vezes é grande, é fazer a reserva pela booking, enviar um e-mail para o hotel perguntando se pode pagar parte da reserva agora. Já fiz isso e funcionou.
Pelo site do hotel só comprei uma vez, mas eles usam o sistema da booking (a grande maioria), reserve agora e pague depois.

Eu não disse que era fácil, mas nunca tive problemas com os hotéis por onde passei.


Um comentário:

  1. Excelente texto, me deu um ótimo direcional de como vou escolher os hoteis. Você ficou aonde em Amsterdã e em Paris?

    ResponderExcluir