segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Metrô em Paris

Andar de metrô em Paris é simplesmente uma delícia! Aqui em Porto Alegre, no Brasil em geral, não temos um sistema tão eficiente e barato de transporte público. Por isso achei a experiência o máximo.
Se você não está fazendo uma viagem 5 estrelas e quer poupar uma graninha a melhor forma é se deslocar por Paris de metrô e a pé, claro.
Primeira coisa, consiga um mapa das linhas. Nas grandes estações tem no balcão de informações e ele é assim:


Parece confuso, mas é simples.
Repare na imagem do mapa. Cada linha de metrô tem uma cor, número e duas pontas identificadas por nomes. Um exemplo. Se eu estiver na Gare du Nord (umas das maiores estações de metrô) e quiser ir até a a catedral de Notre Dame (que fica em uma das ilhas de Paris) eu preciso pegar a linha rosa, número 4 no sentido Porte d’Orléans e você vai descer na estação Cité, bem pertinho. Tenha isso em mente, olhe para que lado quer ir no mapa e procure a ponta correspondente. Este será o sentido que você deve seguir pelos corredores do metrô. Sempre terá placas indicando a direção da linha, mas o nome que você deve seguir é o do final da linha.

Se você tem um smartphone, pode baixar um app, ele funciona offline e ajuda muito. Entre na AppStore e baixe o Visit Paris by Metro - RATP.


tem que ter, é muito funcional

Ok, antes de embarcar você precisa comprar os tickets para o metrô. Eu fui direto na máquina por ser mais rápido e fácil, já que nem toda estação tinha um atendente no guichê. Se você for ficar até 4 dias, recomendo que compre o carnet com 10 tickets individuais, assim se você estiver entre duas ou mais pessoas qualquer um pode usar. Ele também já te dá um bom desconto em relação ao ticket individual, cerca de 30%. O Paris Visit também é uma opção, principalmente se estiver viajando sozinho. A primeira vez eu comprei on line o Paris Visit para 7 dias e pedi para entregar no hotel. Vai da escolha de cada um.

Para comprar os bilhetes é bem fácil e intuitivo. Tem duas máquinas, uma que aceita moedas (azul) e a outra que aceita moedas e cédulas (laranja), as duas aceitam cartão.
No blog: Miss Check-in você encontra, em detalhes e fotos, cada passo para comprar os tickets (usei as dicas na minha primeira viagem, não teve erro)

E um detalhe muito importante: guarde o bilhete até deixar o metrô, você precisa dele para sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário