terça-feira, 16 de setembro de 2014

Destino definido, é hora de comprar as passagens

A minha viagem começa com uma pergunta: Pra onde vou nas próximas férias?
Como eu não tiro férias de 30 dias (só 15, duas vezes no ano), minhas viagens precisam ser muito bem planejadas, para que nenhum dia seja desperdiçado.
Tirar pouco dias de férias pode ser um tormento se você não se organizar.
Por isso, pense pra onde quer ir e pesquise qual a melhor época do ano para fazer essa viagem. Fuja das datas mais importantes como natal, páscoa, carnaval, férias de inverno, verão. As passagens e a hospedagem ficam muito mais caro.
Definido o lugar vamos a pesquisa das datas de voo. Se eu decido viajar em novembro, por exemplo, simulo algumas datas de viagem no site da decolar.com, para ver os preços, e só depois defino a data das minhas férias.
Nem sempre eu compro as passagens pelo site da decolar. O preço nem sempre é melhor, por causa da taxa que eles cobram pelo serviço (fique atento o preço que aparece na busca não é o final, clique em comprar para ver o preço final).  Costumo pesquisar por lá, descobrir todas as empresas que fazem aquele voo. Depois parto para os sites das companhia aéreas pra comparar os preços.

Tem perigo comprar passagens aéreas através de sites de viagens?
Não. O único problema é que as vezes o seu voo pode mudar. Sim, isso acontece com certa frequência. Aconteceu comigo, mas alterou apenas em uma hora. Alguns amigos já tiveram o voo antecipado em um dia, outros atrasado. Preste atenção também nas conexões, já aconteceu de um voo chegar pelo Galeão e o outro voo partir do Santos Dumont, foi uma confusão só, já que o transporte até o outro aeroporto seria responsabilidade do cliente (e esses detalhes estão escritos ali no site, só que você apenas clica no "li e concordo" e depois quer reclamar....)
Outra coisa muito importante. Não compre trechos da viagem separados. Se o primeiro voo atrasar você pode perder o segundo e vai ficar na mão. Já se comprar tudo junto não corre esse risco, a responsabilidade é da companhia aérea que te vendeu o bilhete.
Depois de definir as datas e escolher a companhia eu sugiro monitorar o site da empresa por uma semana. Confira se o preço alterou, se ainda tem bastante lugar no voo. Ano passado, viajei pela TAP até Amsterdam (Porto Alegre/Portugal, Portugal/Amsterdam), voo tranquilo, 10h54min. A viagem foi em agosto e as passagens comprei em março. Quando comecei a pesquisar o voo estava praticamente vazio, dez dias depois ... já não tinha tanta opção de lugares e a passagem já estava mil reais mais cara. Ainda bem que comprei logo no segundo dia!

Passagem na mão é hora de procurar o hotel! Mas isso é assunto para um outro post...



Nenhum comentário:

Postar um comentário