segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Comprando as passagens


Eu tenho inveja, sério mesmo, inveja de quem pode, consegue planejar as férias sem comprar adiantado as passagens.
Durante três anos me cadastrei em todos os sites de descontos de passagens aéreas.
Só que as promoções que eles colocam a venda são sempre para datas impossíveis. Já reparou que aquela barbada só vale em determinados períodos, geralmente pra uma data que você, trabalhador, não pode viajar?
Pois é!
As passagens aéreas variam de preço sim!
Em geral, é recomendado que você compre as passagens aéreas com 3 meses de antecedência para garantir um preço legal. Mas isso não garante que, um mês antes da sua viagem, elas não vão estar mais baratas.
O valor da passagem aérea depende muito da época em que você decide viajar. Se for alta temporada, você precisa correr e garantir o quanto antes a passagem. É a lei da oferta e procura: alta temporada = voos lotados. Isso significa que, quanto mais perto da data, menos lugares, muita procura e passagens mais caras. E isso muda, literalmente, da noite para o dia.
Já se você pode se dar ao luxo de viajar na baixa temporada (pesquise sempre), a lei é inversa. Menos procura, lugares sobrando no avião e preços um pouco melhores. Mesmo assim, não recomendo deixar para comprar as passagens muito perto da data da viagem, compre com, pelo menos, 1 mês de antecedência.
Cadastre seu e-mail para receber promoções (eu tenho cadastro nesses sites: decolar, booking, viajanet, hotel urbano - não é jabá, não ganho nada divulgando os sites). Se você se dispôs a planejar a sua viagem tem que ser persistente.
Eu começo sempre pesquisando as passagens pelo site da Decolar.com. Vai lá, escolhe a data (viajar nas terças e quartas pode ser mais barato) e confere as companhias que oferecem os voos. Depois entra no site de cada empresa e compara os valores.
Já consegui passagem mais barata no site da empresa. Fique atento, já que a Decolar.com cobra uma taxa no valor final (o valor final nunca é o mesmo que aparece na capa! #ficaadica). Se não for alta temporada vale acompanhar os preços durante um período. Se durante 15 dias os preços não variaram, mas os lugares vagos começaram a diminuir compre logo! Das duas uma: ou você vai ficar sem a passagem ou vai pagar BEM mais caro amanhã.
E comprar passagens aéreas usando o sistema de milhagem?
Eu não uso milhas. Opção minha mesmo.
Primeiro que não viajo o tempo todo, logo não tenho como acumular milhas com viagens.
Segundo, não uso muito cartão de crédito, sei lá, tenho trauma.
Claro que cheguei a ver os cartões que dão milhas, mas a anuidade era cara e eu teria que manter um gasto regular para garantir as milhas no final.
No meu caso não vale a pena, mas sugiro você dar uma olhada. Se você tem gasto regular, todo mês no cartão de crédito, talvez, pra você, seja melhor pagar uma taxa um pouco maior mas garantir milhas para trocar por passagens depois. Pesquise!!

No próximo post conto a minha experiência com a compra de passagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário